Como identificar as necessidades do meu consumidor?

Qual a diferença entre desejo e necessidade?

Isso é algo que sabemos normalmente, porém algumas pessoas costumam confundir o desejo com a necessidade. As vezes isso é causado porque as pessoas precisam de algum motivo para fazer algo além do alcance.

Vamos imaginar as seguintes situações:

1 - Eu quero trocar de carro.

2 - Eu descobri que com um carro irei economizar muito tempo.

Nessas duas frases podemos retirar algumas informações. Primeiro eu quero trocar de carro e os motivos podem ser diversos, tanto fúteis como necessários. No entanto eu não apresento minha necessidade, logo podemos achar que o mais lógico seria um desejo e não necessidade.

Na segunda frase eu tenho um problema para resolver, e preciso pensar o quão profundo este problema pode ser. A solução para este problema pode ser um carro, mas talvez existam outras formas de resolver, como uma boa organização por exemplo.

É preciso que você olhe para as necessidades internas e externas dos seus consumidores. Só assim você poderá criar um projeto que os satisfaçam. Nesse sentido ignore o que as pessoas acham que querem e simplesmente estude as reais necessidades delas.

Se um homem se queixa da falta de emprego veja se o problema está no mercado de trabalho ou em sua própria qualificação. Ele pode estar falando da boca para fora, mas nunca procurou um emprego de verdade, ou rejeitou os diversos. Ou podemos achar que ele não está qualificado para o mercado de trabalho. Neste pensamento temos dois problemas para resolver, podemos qualificar o rapaz ou podemos instruí-lo a procurar empregos em lugares mais específicos para a sua profissão.

O que fazer?

Análise profundamente a necessidade. Este homem tem filhos? É casado? Aonde ele mora? Se ele mora em sua própria casa e/ou é casado e tem filhos, as responsabilidades aumentam e com isso podemos concluir que o que ele diz sobre o mercado pode ser verdade. Trabalhe com evidencias e probabilidade. Estude seu consumidor a fundo e entenda quais as reais necessidades do consumidor, pois ele pode achar que precisa de algo que, na verdade, não precisa.

Um desejo pode ser criado pela necessidade, mas uma necessidade não poderá ser construída por um desejo, por isso obtenha o máximo de informações possíveis sobre seus consumidores, no início do seu projeto. É de extrema importância que você estude a fundo essa necessidade, pois um desejo é de fácil realização e após realiza-lo deixamos de lado e partimos para outro, mas uma necessidade perdurará até a sua solução chegar, portanto pense!

Vamos conversar sobre isso? Comentem o que acham e se possuem algum pensamento diferente!

Nos vemos na próxima!

Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido. Henry ford

 

Carlos Hallan - 25, Julho de 2016

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