A importância de um ambiente de trabalho alegre

Ontem, eu estava pensando no que abordar para este post, tentei fazer umas pesquisas para sintetizar melhor as ideias até que recebi uma notificação no smartphone. Alguém me mandara um vídeo pelo whatsapp, no mesmo momento pensei não vou abrir este vídeo para não atrapalhar o trabalho. E assim continuei a pensar em temas para este post.

Passei alguns minutos procurando ideias para escrever, mas nada que me agradasse, a criatividade estava longe de mim ontem. Mas como dizem, todo processo criativo necessita de um momento de ócio, por isso me vi abrindo o whatsapp para assistir ao vídeo que me mandaram mais cedo. 

O vídeo era uma campanha da Coca-Cola, onde um rapaz entra no metrô e com seu tablet nas mãos ele começa a gargalhar sem parar. Ao ver aquela cena todos começaram a rir junto, pelo simples fato de vê-lo rir. E a mensagem passada foi “A Felicidade começa com um sorriso”.

Ao assistir este vídeo, e ver a mudança drástica nas expressões das pessoas daquele ambiente me senti completamente inspirado à escrever sobre isso (além de rir junto é claro).

Uni esta experiência à importância de um ambiente de trabalho alegre, tranquilo, sem desavenças e humilhações, um lugar feliz onde passamos a maior parte do tempo. Além de sabermos o quanto é bom sorrir, além de sabermos que isso nos traz felicidade, conseguimos melhorar nossos dias de forma simples e abater o que nos abate. As vezes podemos começar o dia com a improdutividade nos empurrando contra a parede, mas daí é só um pouco de animação que tudo começa a clarear novamente e vamos seguindo.

Até contra a preguiça já sabemos o que fazer. Jogamos na cara dela aquele café com leite e mais vinte minutos de standup, a coitada continua tentando mas não consegue sobreviver.

Como aumentar a interação com a minha equipe?

Não é difícil fazer com que as pessoas concordem com você. Basta você fazer com que seus argumentos sejam apenas os mais viáveis e verdadeiros, deste modo é impossível de se refutar a realidade. Mas ainda assim algumas pessoas costumam se mostrar diferentes em seu ambiente de trabalho e usar da mentira para se glorificar. Algumas acabam trazendo à tona uma personalidade em que a prioridade é manipular os colegas para chegar em seus objetivos. E para quebrarmos esse clima precisamos conhecer nossa equipe, conhecer de verdade. Todos precisam ser amigos, pois estamos andando pelo mesmo caminho. 

E para que isso aconteça o líder precisa gerar essa interação, e só em um ambiente de trabalho feliz é que podemos gerar a interação que precisamos. Quanto mais vocês sorrirem juntos mais íntimos ficarão, pois o sorriso é uma das ações mais verdadeiros que podemos extrair de alguém. Você pode fingir que ri, mas não pode fingir que não ri, uma hora seu controle vai cair.

Não estou pedindo para que você se torne o palhaço da equipe, mas para que você não seja contra brincadeiras saudáveis e trabalhe sempre com a verdade. As vezes 20min de um vídeo no youtube pode trazer as melhores ideias. Por isso não ache que está pagando por 20min perdido. 

Depois que existir a interação amigável logo terão, consequentemente, confiança e, pequenas palavras rudes, nunca acabarão com isso. As reuniões serão mais produtivas e sorridentes, pois não se tratará de um monólogo aonde todos sentem vergonha ou desgosto de expor suas opiniões por que o líder não as aceita. A reunião será uma troca de conhecimentos, todos devem fazer parte das decisões.

Saiba que você, líder, erra. Isso é algo que todos devem saber, e o erro é algo magnífico, é aquilo que te bota para funcionar, é aquilo que te eleva em mais um nível. Não saber de algo não é ruim, o ruim é não querer saber de algo isso sim é um problema, mas com interesse todos podem aprender e todos precisam estar dispostos a ensinar. O conhecimento não pode ser de uma pessoa só, compartilhe.

Mas meus funcionários precisam ser cobrados!

Vamos começar a retirar a palavra “Funcionário” de nosso vocabulário, essa palavra me parece que se refere a um robô que trabalha apenas naquela função e para mim. Vamos chamar de colaboradores, porque com uma equipe interagindo de forma amigável e produtiva, não cabe espaço para robôs, todos precisam seguir pelo mesmo caminho, e se informar, ajudar, interagir, para que seja mais fácil de atingir o crescimento mútuo.

E não venha dizer que sua empresa possui colaboradores quando você os trata como funcionários, sem interação, acatando ordens sem planejamento, dando opiniões descartadas sem motivos e etc... Se esse for o seu caso, por favor, repense o seu conceito de liderança.

Você só poderá cobrar a alguém quando o prazo para determinado serviço esteja extrapolado, e neste momento você não precisa COBRAR, você simplesmente irá conversar e entender o que aconteceu para passar do prazo. Sempre irá existir um motivo, caso este motivo seja falta de profissionalismo vale a pena passar para ele uma solução, se foi falta de organização, ensine-o a organizar. Falo disso porque a pior coisa que um líder pode fazer é reclamar sem dar uma solução, se você não sabe como resolver, como espera que o outro saiba fazer isso rápido?

Ninguém precisa ouvir grosserias, vamos rir juntos dos problemas e só assim, na calma, que tudo se resolverá, afinal o máximo que pode acontecer é uma decisão mau tomada ou alguém insatisfeito, nada que possa destruir a vida de ninguém. Então vamos ser mais “carinhosos” com nossos amigos colaboradores.

Mas e na Nuvem como é?

Já temos uma piada guardada e claramente fraca, para contar quando nos é feita esta pergunta: Trabalhamos nas Nuvens. Sabe aquele comercial bem clichê que tem uma frase do tipo “vem pra Nuvem você também”? Pois na Nuvem essa frase é engraçada.

Aqui a gente ri de qualquer coisa, e principalmente dos nossos próprios erros... 

Sabe nossos posts do facebook #musicinjob? Isso é fruto de uma semana de alguém ouvindo repetidamente a mesma musica até que a equipe inteira já decorou o refrão e vive a cantarolar por aí. Nesse momento não se pode negar que esta musica ja marcou aquela semana(as vezes aquele mês) e por isso temos que postar. Depois a gente volta nas postagens para escutar aquela musica e relacionar com uma boa memoria. Fizemos até nossa playlist no spotify.

Aqui a comida chinesa já dominou o pedaço, ninguém almoça sem antes conversar sobre o que vamos dividir no dia, mas quase sempre o Yakisoba vence e por ai vamos em harmonia. É realmente o ambiente de trabalho que desejamos.

Qual o segredo disso? 

Não sei ao certo, mas somos amigos na Nuvem, e por isso as desavenças já foram jogadas de lado, se é que um dia vieram a existir. Acho que podemos dar crédito à verdade. Tudo funciona bem porque estamos seguindo pelo mesmo caminho, não existem motivos para não andarmos lado-a-lado. Elogie sempre que necessário e critique sempre que necessário, o resto deixamos por conta do tempo.

Pensem sobre isso e procurem seus caminhos com mais força de vontade, qualquer pessoa chega aonde quer, basta saber o que quer e seguir.

Até a próxima, desta vez o post é apenas uma opinião, qual a sua?

Carlos Hallan - 18, Julho de 2016

CONVERSE COM A GENTE E GANHE UMA ANÁLISE COMPLETA DO QUE VOCÊ PRECISA!

(81) 3048-4216
996711619 | 99743-4132

Rua Bartolomeu de Medeiros, 104 – Guadalupe Olinda/PE