Como criar um bom conceito para minha marca?

Estamos nadando em um mar de informações e quase nos afogando. São tantas empresas, tantos conceitos, tantas ideias que olhar para o mercado é como entrar em uma sala cheia de pessoas iguais falando ao mesmo tempo. Aquele que levantar a mão ou agir de forma diferente irá se destacar e marcar aquele instante.

Um conceito bem definido ajuda o público-alvo a associar sua marca com características que eles valorizam. O interessante é entendermos como podemos criar um conceito eficiente.

Seja específico

A sua marca pode se referir a várias coisas, ou defender várias ideias, mas o que não podemos fazer é sair por ai gritando todas elas ao mesmo tempo, isso poderá deixar seus consumidores confusos e/ou criar novas interpretações da sua imagem que não condizem com a realidade. Para que isso seja driblado lembre-se de que você pode ser específico quanto ao que quer dizer “Minha empresa vende aquilo, desse jeito”.

Isso não é algo difícil de se fazer, lembre-se que o Marketing de conteúdo entrega hoje o mais verdadeiro conteúdo, e não é bacana ficar cozinhando o público para expor uma informação.

Use e abuse das frases curtas

Em todo esse mar lotado de banhistas e ondas enormes você está limitado a poucos segundos para uma apresentação, o seu público está sendo atingido por todos os outros conceitos do mercado e não está preparado para lhe dar atenção. Por isso ser breve é algo que não pode sair da sua cabeça ao criar o seu conceito, diga exatamente o que quer dizer com frases curtas e impactantes para ajudar o público a responder rapidamente e memorizar as sua mensagem.

Crie o seu conceito

Sabemos que nenhuma marca é 100% única, com isso seu conceito precisa ser próprio, porque quando o consumidor vir a sua marca ele precisa se lembrar do conceito passado mesmo que o nome da sua empresa não esteja visível. É importante lembrar que se sua marca não esteja “marcando” o público-alvo de alguma forma, você precisa, sem medo, repensar o seu conceito.

Cuidado com o que fala

A honestidade é algo que se deve preservar em todos os ambientes, mas não se pode pensar nisso sem lembrar das pessoas que acham que “Enganar” o seu consumidor é algo que traz benefícios. Isso com certeza é um dos piores erros das empresas na hora de expor o seu produto, pois quando usa adjetivos fortes (como “Genial”, “Excelente”, “Magnífico”) sobre o seu próprio produto você está convidando o consumidor a aumentar as expectativas ao máximo, e isso pode trazer sérios danos a sua marca.

Seja honesto quando fala com o cliente, explique até que ponto seu produto é realmente bom, se o diferencial for o preço, informe sobre o preço, se for algo específico informe sobre isso.O que não se pode fazer é falar de algo excelente e barato quando na verdade é só barato.

Pense muito antes de criar o seu conceito, e não confunda conceito com Slogan. O Slogan é uma mensagem que fica por muito tempo em uma marca, raramente muda, já o conceito é completamente mutável vai depender do produto, do mercado e de todo um contexto.

Gostou do que comentamos aqui? Qual o seu conceito? Vamos conversar sobre isso, use os comentários para iniciarmos um Brainstorming.

Carlos Hallan - 25, Agosto de 2016

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