Marketing em crise - Investir ou cortar?

Marketing em crise - Investir ou cortar?

O nosso país sofre em um período complexo onde todas as instâncias da sociedade estão sendo atingidas por problemas relacionados à economia, educação e o mais evidente a corrupção. Os economistas falam de uma crise econômica que modifica o comportamento do mercado como um todo. E o marketing é um dos setores que não deve ser esquecido, mesmo nos tempos de crise.

As vendas caíram bastante, existem muitas e muitas lojas se fechando e ao mesmo tempo, com as demissões, muitas novas empresas estão surgindo. O número de empresas se fechando só faz aumentar. Não é difícil reparar isso, basta andar por qualquer rua comercial e reparar o número de estabelecimentos com as placas indicando aluguéis. Com as pessoas preocupadas com sua renda, e o aumento de diversos produtos essenciais, o mercado se abala.

Muitas empresas, com medo dessa crise, e observando o cair das vendas, correm para alternativas de redução de custos. O homeoffice tem sido muito bem aproveitado e os endereços fiscais em escritórios virtuais ajudam na redução de custos com local, transporte, alimentação. Diante desse problema os números dos leeds alcançados com o marketing digital, também tem caído uma vez que alguns públicos não queiram comprar.

Alguns produtos, os mais difíceis de vender, aqueles que precisam de um público específico, seguem uma amedrontadora caminhada lenta de vendas. O que confirma a queda nas conversões. Para fugir desses problemas ou sofrer menos, é importante adotar novas ideias e novas estratégias de marketing, pois parar com essas atividades só irá piorar o que já não está bom. Algumas empresas param de se divulgar como alternativa de redução de custos, porém isso é enorme tiro no pé. A partir do momento em que a crise existe, existe também uma corrida muito maior para alcançar os poucos clientes do mercado.

Assim como reduzir demais o quadro de funcionários à nível que sobrecarregue os que ficam também não é recomendado. Mas o que importa nesse momento é resistir tentando sair desse buraco em que o país se encontra, porque desistir não pode ser uma opção para quem dedicou a maior parte de sua vida em um empreendimento. O marketing está para ajudar a conseguir novas estratégias para superar a crise e não é um simples gasto à mais.

Carlos Hallan - 10, Abril de 2017


(81) 3048-4216
996711619 | 99743-4132

Rua Bartolomeu de Medeiros, 104 – Guadalupe Olinda/PE