Dicas para empreender no Brasil

Dicas para empreender no Brasil

Empreender está se tornando a atividade com maior repercussão no Brasil, nunca houveram tantas pessoas falando de empresas quanto temos hoje. Eu, particularmente, levo o empreendedorismo muito a sério, afinal sou um empreendedor e me aventuro nisso há algum tempo. Nesse contexto posso ter algumas dicas interessantes para você, leitor preocupado. Vamos à elas:

Monte uma equipe engajada.

Existem aquelas atividades que você gosta, e pode fazer sozinho(a), empreender não é uma delas. Para montar um negócio, é importante ter em mente a necessidade de ter uma equipe que se complete. Isso porque, mesmo que você seja um(a) eterno(a) multitarefas o tempo não estará do seu lado nesse sentido, ele não anda pra trás. Se você cozinha uma inovação, precisa de quem venda, quem organize, e quem receba o valor por ela.

Mas tome cuidado. Não serão todas as pessoas interessadas no seu novo negócio que estarão aptas a fazer parte da empresa. É preciso um entendimento muito amplo do que significa empreender e a aceitação das dificuldades iniciais, sem contar na questão da qualidade da mão de obra, não adianta ter por perto aquele ótimo amigo que é interessado, mas não sabe o que fazer na empresa. Selecione com cuidado a sua equipe para evitar que nas primeiras dificuldades o gosto do abandono seja amargo.

Faça o que tem que fazer e não precisa fazer perfeito.

Seria fácil se todos os modelos prontos de planejamentos funcionassem para qualquer empresa. Assim teríamos um número enorme de empresas de sucesso e quase nenhum empregado, todos seriam empreendedores. O “passo-a-passo” de algumas ideologias servem apenas para um caminho mais útil e prático que poderá – ou não – funcionar no seu negócio. O que quero dizer com isso é que você não deve perder tempo com planejamentos longos e desnecessários, siga termos e ideias levantadas pela equipe durante as reuniões, e elabore a sua própria metodologia se for preciso. Nada melhor do que a própria empresa para dizer o que funciona e o que não funciona.

Sua ideia precisa ser exposta

Muitas pessoas acreditam que possuem a soberania da inteligência e, portanto, acreditam que suas ideias são únicas e precisam ser preservadas até alcançarem o mágico sucesso. Na verdade isso parece não funcionar nos dias atuais.

A internet e seu mar turbulento de informações, não nos deixa seguir com algo único quando temos que aprender com feedbacks. Isso fica claro quando você atinge o auge de sua excelência, mas até lá não tem muito o que fazer. Exponha sua ideia para todos ao redor, explique para a sua avó, sua tia, seu irmão, venda sua ideia para obter o máximo de feedbacks possíveis. Só dessa forma você alcançará a maturidade necessária para o próximo passo.

Venda o quanto puder

Visite eventos, empresas e compareça no seu campo. Dessa forma sua imagem terá de ser preservada na memória de alguns. E o seu objetivo nessa fase, é vender, vender o máximo possível. Se essa não for a sua praia, deixe que o vendedor de sua equipe trabalhe com isso, mas sempre que possível estude um pouco de oratória e aprimore seu carisma, pois o evidente autor da ideia terá de se pronunciar em momentos importantes.

Sobre as parcerias

A vida é feita de trocas, e para um empreendedor isso não muda. As parcerias que busca precisam agregar valor, precisam entregar o que prometem e o dinheiro é o menos importante neste momento. Vale ressaltar que as parcerias precisam se identificar com a ideia, só assim saberão confiar nas palavras do tratado.

Sobre persistir

É preciso lembrar que o empreendedorismo é visto como simples para algumas pessoas. Não é uma questão singular da persistência. Não basta acreditar nos seus sonhos. É preciso algo mais, um brio conquistado pela vontade de prosseguir. É preciso saber saltar sobre as quedas e obstáculos futuros, não pense que tudo será fácil, mas também não tenha medo de seguir em frente, afinal a empresa é sua, o medo não deverá ser o responsável por um fracasso.

Saiba que ter coragem é possuir o medo e superá-lo, então não tenha vergonha de sentir. Explique, expresse, converse com a equipe e exponha verdades. Nada melhor do que isso para diminuir o receio de agir.

É isso que tenho pra hoje, qualquer comentário será respondido brevemente. Siga em frente! 

Carlos Hallan - 17, Abril de 2017


(81) 3048-4216
996711619 | 99743-4132

Rua Bartolomeu de Medeiros, 104 – Guadalupe Olinda/PE