Datas comemorativas - o que fazer?

Datas comemorativas - o que fazer?

Vejo por aí algumas empresas dando muita importância a datas comemorativas e ao mesmo tempo esquecendo do valor que elas têm diante de um produto que precisa ter uma boa imagem nas mídias sociais. Vamos conversar sobre isso?

Existem dois tipos de datas comemorativas, ao meu ver, aquelas que eu chamo de Comerciais (Páscoa, carnaval, natal...) E as que eu chamo de Lembretes (dia do ciclista, dia do oculista, do veterinário...). As datas que servem como lembretes usamos para parabenizar o grupo social que participa daquela ação, logo postamos algo que sirva para lembrar a este grupo que o seu dia existe, mas isso é algo muito específico como por exemplo o dia do ciclista que geralmente receberá os parabéns dos grupos que centralizam conteúdo para o ciclismo ou empresas que vendem produtos para isso.

Já no caso das datas comerciais todas as empresas e produtores de conteúdo precisam atrelar a sua marca para aquela data de maior importância. Se sua empresa presta um serviço que não pode ser atrelado a essas datas, então tenha paciência e espere que seu dia irá chegar, mas não esqueça de desejar um ótimo dia para todos e informar sobre horários de funcionamento e outras coisas. Se o seu produto pode ser facilmente vendido como um presente para o dia dos pais então se prepare para iniciar uma campanha longa antes da data marcada no calendário, isso porque você precisa convencer o consumidor de que alguém ficará feliz com o presente. Obviamente que para cada tipo de produto existe uma forma diferente de ser divulgado e um conceito diferente para cada data, mas não confunda as coisas e não perca a oportunidade de mostrar o seu produto para mais pessoas interessadas.

E as datas comemorativas que trazem feriados consigo podem ser facilmente transformadas em datas comerciais. Principalmente conhecendo o espírito festivo do nosso povo que aguarda um feriado próximo a um fim de semana para curtir ao máximo. Sabendo disso os hotéis e as empresas que trabalham com turismo podem se preparar para uma boa promoção, facilitará a vida de quem quer curtir e ainda aumentará as vendas de uma forma bem gratificante. Logicamente que várias outras empresas podem vender uma ideia diferente para os feriados.

Mas vale ressaltar que essas observações se direcionam apenas para Empresas como instituições, porque a importância dessas datas para as pessoas, enquanto distantes das empresas, é completamente diferente e ainda bem longe do mercado. Presentear alguém traz bons sentimentos de felicidade tanto para quem comprou o presente quanto para quem recebeu. Então saiba que apesar de parecer grosseiro a questão do convencimento não é bem isso que quero dizer. Temos que dar valor ao nosso produto e criar conceitos que ajudem a elevar esses sentimentos de felicidade, porque o objetivo não deve ser a conquista do dinheiro e sim a propagação do seu produto e a satisfação do consumidor. Feito isso, o dinheiro surge sozinho.

Carlos Hallan - 14, Setembro de 2016


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